A Mobilidade Social

       A sociedade do século XVII, estava assim dividida:

Exacto, primeiramente vinha o rei, este gorducho sentado de vermelho, a seguir, mais próximo ao rei, o alto clero, de amarelo, e o baixo clero, com uma roupa mais simples, depois, a nobreza, de espada e de toga, e aí sim, o terceiro estado, que seria toda esta gente em baixo. Mas dentre o terceiro estado, há a alta burguesia, que irá ascender cargos mediante aos seus recursos financeiros, como veremos logo a seguir um pouco mais detalhadamente aqui ...


   Para quem pensava que estas ordens eram imutáveis, tenho uma novidade, NÃO ERAM!
             Era pouca, mas existia!


E então como é? Ainda não sabes o que é mobilidade social? Aqui vai o conceito - >Por mobilidade social entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra. 
Percebeste? É basicamente isto.




Como se pode perceber na divisão dos estratos acima, no século XVII a sociedade estava dividida em ordens/estados/estratos sociais. Primeiro vinha o rei, absolutista (política vigente na época, na qual os poderes do Estado centravam apenas no rei, ou seja, poder absoluto), e seus poderes eram tidos como de origem divina. (Um exemplo é o Luís XIV, rei absolutista do século XVII - figura abaixo).




O Clero era o segundo estado social, braço direito do Rei e tidos como ligação entre o céu e a Terra. Subdivididos em alto (cardeais, bispos, etc., dotados de muitos privilégios e muito prestígio, vindos de famílias nobres) e baixo clero (sacerdotes pobres de vida rural que não desfrutavam dos mesmo privilégios que o alto clero).


Logo a seguir, a nobreza de espada (lutavam/cavaleiros), eram os nobres ditos como ''de sangue'', eram de famílias antigas, verdadeiramente de berço nobre (abaixo).










E havia também a nobreza de toga (ou mérito), que eram os BURGUESES que ascendiam cargos atribuídos, muitas das vezes pelo monarca para satisfazer as necessidades burocráticas do Estado. Exerciam os mais altos cargos da administração pública, dependiam do rei e viviam faustosamente na corte. Aliada ao rei, vai substituir a nobreza tradicional como elite dominante.




Para melhor entenderes, aqui estão 2 CAUSAS da ascensão da burguesia:
 - A ocupação de cargos públicos de destaque por legistas burgueses (filhos da alta burguesia mandados estudar direito ao exterior), fez com que o rei concedessem-lhes títulos de acordo com a dignidade das funções que empenhavam.
 - A burguesia estava a ascender economicamente, e a nobreza como elite dominante perdia cada vez mais privilégios e seus prestígios, para ascender, a burguesia casava-se com famílias nobres empobrecidas.
Por fim, o terceiro estado, que era uma ordem muito heterogénea, lá estavam os burgueses, os camponeses, os artíficies, etc. O terceiro estado obedecia ordens de todos os outros estados, assim como estes prestavam serviços aos acima deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário